Podridão-de-Carvão-das-Raízes na soja em Camaquã, RS
27/02/2019

Ver ampliada

Lavoura de soja, Camaquã, RS, 27/02/2019, com áreas "claras", devido à morte de plantas pela Podridão-de-Carvão-das-Raízes, causada pelo fungo Macrophomina phaseolina. Autor da foto: José Octavio Peixoto de Menezes


Ver ampliada

Lavoura de soja, Camaquã, RS, 27/02/2019, com áreas "claras", devido à morte de plantas pela Podridão-de-Carvão-das-Raízes, causada pelo fungo Macrophomina phaseolina. Autor da foto: José Octavio Peixoto de Menezes


Ver ampliada

Plantas de soja com podridão de raízes, recebidas no laboratório e diagnosticadas como causadas pelo fungo Macrophomina phaseolina, agente causal da Podridão-de-Carvão-das-Raízes.


Ver ampliada

Raízes de soja com podridão, recebidas no laboratório e diagnosticadas como causadas pelo fungo Macrophomina phaseolina, agente causal da Podridão-de-Carvão-das-Raízes.


Ver ampliada

Estruturas do fungo Macrophomina phaseolina, agente causal da Podridão-de-Carvão-das-Raízes, em raíz de planta de soja, Camaquã, RS, fev 2019.


Ver ampliada

Estruturas do fungo Macrophomina phaseolina, agente causal da Podridão-de-Carvão-das-Raízes, em raíz de planta de soja, Camaquã, RS, fev 2019.



Podridão-de-Carvão-das-Raízes, causada pelo fungo Macrophomina phaseolina, protocolo 132.205, diagnosticada em plantas de soja (Glycine max), cv. Garra, em lavoura em Camaquã, RS, no mês de fevereiro de 2019, em áreas com solo muito compactado.

Essa doença se manifesta principalmente em solos compactados, onde as raízes não conseguem se aprofundar e estão mais sujeitas às condições de estresse hídrico. Altas temperaturas, que podem ocorrer ao longo do período de cultivo, estimulam maior evapotranspiração e, consequentemente, podem favorecer a ocorrência de deficits hídricos e também, da doença.

*******

How to cite: Gomes, L. B.; Dalbosco, M. Podridão-de-Carvão-das-Raízes na soja em Camaquã, RS. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=833. Acesso em: 29 mar.2019. (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é uma iniciativa do Agronômica visando compartilhar os registros de ocorrências de pragas e doenças, disponibilizando imagens que auxiliem o seu reconhecimento por extensionistas e agricultores no campo.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br