O Agronômica

HISTÓRICO

O Laboratório Agronômica surgiu da fusão de dois empreendimentos: Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário da UFRGS, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Portaria No. 5, de 12 de março de 2001, coordenado pelo Prof. Valmir Duarte, e da Agronômica – Consultoria e Clínica Vegetal, inaugurado em março de 2003, coordenado pela Eng. Agr. Patrícia de Souza Teló, ambos localizados em Porto Alegre, RS.

No final de 2004, a empresa Teló e Duarte Ltda. foi instituída, instalando-se na Rua Ibanêz André Pithan de Souza, 139, Bairro Jardim Itu Sabará, Porto Alegre, RS, assumindo o nome fantasia "Agronômica – Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria". O processo de adequação do prédio para realização de diagnósticos fitossanitários, ajustando a estrutura física, equipamentos e pessoal às normas estabelecidas pela ISO/IEC 17025, segundo padrões internacionais, e a auditoria pelo MAPA ocorreram em 2005.

Através da Portaria No. 83 do MAPA, publicada no Diário Oficial da União, número 62, seção 1, p. 4, de 30 de março de 2006, o Agronômica foi incluído na Rede Nacional de Laboratórios de Diagnóstico Fitossanitário credenciados pelo MAPA para análise de pragas de vegetais e de seus sub-produtos.

Em 2007, o Laboratório Agronômica recebeu o registrou do RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas), através do processo 21042.001738/2006-71, sendo então cadastrado no "Sistema Nacional de Sementes e Mudas", do MAPA, instituído pela Lei Nº 10.711 de 05 de Agosto de 2003. Desta forma, seu escopo passou a incluir também o atendimento a entidades fiscalizadoras de sementes e mudas.

Em 2008, a autorização para a instalação de uma extensão do laboratório no Porto Aduaneiro de São Borja, para atender demandas específicas de diagnóstico fitossanitário de frutas importadas, foi concedida pelo MAPA, atualmente desativada.

A partir de 31 de maio de 2010, pela Portaria No. 256, publicada no DOU no dia 01 de junho daquele ano, o Agronômica obteve a renovação de seu credenciamento, mediante um processo rigoroso de auditoria externa por profissionais selecionados pela Coordenação Geral de Apoio Laboratorial – CGAL, MAPA.

O Agronômica conquistou em 2011 um novo credenciamento junto ao RENASEM para análises de sanidade de sementes para as culturas do alho, cebola e batata-semente, tornando-se o primeiro laboratório credenciado para tal.

VISÃO

Ser referência nacional em diagnóstico Fitossanitário até 2016.

MISSÃO

Garantir o futuro verde por meio de resultados confiáveis, com inovação constante, responsabilidade, compromisso e aprimoramento contínuo do conhecimento, sendo referência internacional em diagnóstico fitossanitário.

PRINCÍPIOS

Sigilo
Manual de ética
Inovação
Fazer no menor tempo possível
Atender o sistema de qualidade
Confiabilidade
Atender a legislação pertinente com qualidade

DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DA QUALIDADE

O Agronômica – Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, se compromete em proporcionar confiança e satisfação aos seus clientes através do(a):

  • Comprometimento com as boas práticas profissionais e com a qualidade dos ensaios pelo atendimento aos requesitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 por todos os envolvidos;
  • Melhoria contínua dos processos para o alcance da visão;
  • Cumprimento do previsto no escopo do laboratório;
  • Desenvolvimento constante da equipe;
  • Sustentabilidade econômica e ambiental;
  • Credibilidade dos resultados.