Estudantes da UFRGS visitam o Agronômica

08/06/2018


Estudantes da UFRGS, juntos com os professores Ana Paula Ott e Edson Bertolini, na recepção do Agronômica, no final da visita.

No dia 6 de junho, um grupo de dezesseis alunos do curso de Agronomia da UFRGS esteve na matriz do Laboratório Agronômica. Os visitantes, alunos da disciplina de Manejo Integrado de Pragas e Doenças, estavam acompanhados pelos professores Ana Paula Ott e Edson Bertolini, ambos do Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Agronomia.
A turma foi recebida pelos diretores do Agronômica, Patrícia Teló e Valmir Duarte. A Patrícia guiou os estudantes em uma visita através do laboratório, mostrando a operação e explicando o fluxo do processo de diagnóstico fitosanitário, desde o recebimento de amostras até a emissão dos resultados. Já o Valmir apresentou o laboratório a partir do contexto da defesa vegetal (Convenção Internacional de Proteção das Plantas de 1951; análise de risco de pragas; instruções normativas; comércio internacional; restrições fitossanitárias e sua importância; heterogeneidade das pragas) e como isso impactou o processo de composição da equipe técnica do Agronômica e também na aquisição das tecnologias necessárias para atender tais demandas.
Após a visita, Valmir Duarte afirmou que é uma honra para o Agronômica o interesse da UFRGS no trabalho realizado no laboratório. “Sabemos o quanto é importante a formação de engenheiros agrônomos com uma visão integrada do agronegócio, a qual deve incluir o entendimento da defesa vegetal como peça fundamental no crescimento sustentável da agricultura, o que realça a relevância do Manejo Integrado na sua formação.”, completou.
O Agronômica está sempre aberto a visitas de estudantes, profissionais e empresas interessados em ampliar o debate e a busca de soluções para a questão da defesa vegetal.

 


Veja mais notícias