Serviços

Envio de
Amostras

1º Contato comercial

Solicitações de novas demandas são analisadas pelo setor comercial quanto à capacidade do laboratório em atender as especificações analíticas, em relação aos ensaios publicados no escopo e a capacidade operacional.

Para que possamos servi-los, descreva suas demandas e envie ao setor comercial por e-mail (comercial@agronomicabr.com.br). Ensaios contemplados no escopo do laboratório terão uma proposta comercial encaminhada em um prazo de 24 horas, ensaios não descritos no escopo serão avaliados pelos responsáveis técnicos e a proposta será encaminhada com a maior brevidade possível.

2º Cadastro

Se você não é cliente do Agronômica, cadastre-se no site através do link Cadastro.
Todas as informações relativas ao seu cadastro, amostras enviadas, análises e resultados emitidos serão tratados de forma confidencial, por todos os envolvidos na nossa equipe.

Após a conferência de seus dados, será enviado ao e-mail informado usuário e senha, para que possas acessar o Portal do Cliente, que permite os usuários a cadastrar Nova Solicitação, acompanhar o Histórico de Protocolos, conferir Orçamentos, etc.

3º Amostragem

A amostragem é o passo mais importante dentro do contexto da obtenção do resultado final, visto que, feita inadequadamente, a análise quantitativa ou qualitativa perde o significado.

Como, quanto e onde amostrar são dúvidas constantes quando se busca a confiabilidade de um resultado. Podemos dizer que a amostragem, se trata da operação de coleta de uma amostra representativa para a análise.

Visto isto, selecionamos alguns produtos para orientar a melhor forma de realizar a amostragem e sugerir a quantidade ideal. Clique aqui

4º Solicitação de análise

O acesso ao Portal do Cliente possibilita que sejam registrados as Solicitações de Análise. A cada pedido de análise acordado com o Agronômica, deve ser gerada uma Nova Solicitação de Análise.

O preenchimento deste formulário estabelece um novo contrato de trabalho entre você cliente e o laboratório, e gera automaticamente um número de Protocolo, no final do cadastro, que lhe permitirá rastrear os seus processos, durante toda a relação comercial de envio, recebimento, análise e emissão de resultados e durante o período de cinco anos em que serão mantidos os registros dos seus Protocolos.

Para o preenchimento da Solicitação de Análise é muito simples, basta preencher os campos de cada aba, ou consulte a nossa equipe que está qualificada a atendê-lo.

Após a aprovação interna no laboratório, você receberá uma mensagem eletrônica confirmando o recebimento de seu pedido.

Quando for necessária a alteração do contrato (Solicitação de Análise), todos os documentos pertinentes deverão ser atualizados e uma nova análise crítica realizada.

*Amostras enviadas ao laboratório sem o preenchimento da Solicitação de Análise serão mantidas por um prazo máximo de 72 horas, período em que serão disparados comunicados ao interessado. Caso o preenchimento não ocorra dentro deste prazo as amostras serão devolvidas ao interessado.

5º Envio

Siga os passos descritos a seguir:
1 – Acondicione as amostras coletadas conforme o tipo de material descrito abaixo:
• Folhas, mudas, raízes e solo - Sacos plásticos;
• Sementes e grãos - Caixas de papel, envelopes de papel ou embalagens aluminizadas;
• Frutas – sacos plásticos em caixas de isopor.
*Nunca adicione gelo ou papel toalha umedecido as amostras

2 – Identifique as amostras com o número de protocolo gerado através da Solicitação de Análise

3 – Para amostras de cargas e lotes a serem exportados ou analisados para atendimento a critérios de controle de qualidade interno ou análise clínica, será gerado o FOR 179 Termo de Coleta de Amostras que deverá seguir junto com a(s) amostra(s). (IMPORTANTE: Amostras enviadas ao laboratório sem o termo de coleta serão mantidas por um prazo máximo de 72 horas, período em que serão disparados comunicados ao interessado. Caso o envio não ocorra dentro deste prazo as amostras serão devolvidas ao interessado)

4 – Para amostras de cargas e lotes de exportação anexe ao FOR 179 Termo de Coleta de Amostras, cópia das exigências fitossanitárias atualizadas (Import Permit, Afidi, cópia da legislação ou documento equivalente) do país importador do artigo regulamentado.

*Nos casos de exportação de material de propagação (sementes e mudas), a indicação do nome do Responsável Técnico - RT coletor da amostra deve constar no FOR 179 Termo de Coleta de Amostras.

5 - Envie as amostras ao laboratório sempre com a maior brevidade possível, após a coleta e embalagem, a fim de que seja mantida a integridade das mesmas. Evite enviar nas sextas-feiras, para que as mesmas não fiquem acondicionadas sob condições inadequadas. Amostras enviadas por Sedex 10 terão garantia de registro no dia de recebimento, devido ao horário.

6 – Os prazos de análises comunicados através do Orçamento e Histórico de Protocolos (Portal do Cliente) serão internamente monitorados a partir da liberação das amostras para a análise. Amostras em conformidade física e documental serão registradas no dia do recebimento e liberadas para análise no próximo dia útil, e a partir deste momento o prazo será computado e registrado no Histórico de Protocolos no Portal do Cliente. Lembrando que as amostras enviadas por Sedex 10 terão prioridade no registro no dia do recebimento, devido ao horário.

6º Cobrança

Após o recebimento das amostras, conferência documental e registro no sistema, será enviado um Orçamento através do e-mail cadastrado.

Caso já tenha sido enviada uma cotação prévia, os valores serão simplesmente confirmados no Orçamento gerado via sistema.

O Agronômica estabelece que a ausência de uma manifestação favorável ou contrária ao Orçamento enviado através do sistema em um prazo de 24 horas, implica na aprovação por parte do cliente/interessado de todo o processo descrito e adotado.

Orçamentos com valor superior à R$ 5.000,00 só entrarão em análise se aprovadas no Portal do Cliente ou autorizadas via e-mail pelo cliente/autorizado, antes do início das análises.

Após o término das análises e emissão dos laudos serão enviados boleto bancário e nota fiscal para pagamento dos serviços prestados, com prazo de pagamento acordado com o cliente.

7º Análise

Amostras oficiais coletadas em processos de importação são analisadas para a detecção e determinação das pragas estabelecidas na lista de pragas quarentenárias para o Brasil, bem como em instruções normativas específicas.

Amostras de produtos vegetais encaminhadas para verificação de conformidade visando certificação fitossanitária para exportação ou para controle de trânsito interno ou levantamento, são analisadas para o cumprimento de requisitos fitossanitários estabelecidos pelos países importadores ou para os programas internos de vigilância fitossanitária do Brasil.

Os prazos variam conforme o ensaio (patógeno x hospedeiro x matriz x método) e são internamente monitorados através de sistemas de indicadores de desempenho para o cumprimento do estabelecido no contrato de trabalho.

O Agronômica adota métodos publicados em protocolos internacionais em atendimento aos requisitos estabelecidos na Organização Nacional de Proteção Fitossanitária o Departamento de Sanidade Vegetal – DSV do MAPA.

8º Emissão de Laudos

As amostras oficiais devem ter resultados emitidos em Relatório de Ensaio, conforme modelo publicado pelo órgão credenciador o MAPA. Amostras não-oficiais, terão resultados emitidos em modelos de laudos definidos pelo laboratório.

Comunicamos que desde janeiro de 2015 adotamos como procedimento a finalização dos processos de exportação (laudos não-oficiais), imediatamente após a conclusão das análises. Caso o laboratório não tenha recebido as informações necessárias para emissão dos laudos, os mesmos serão finalizados no modelo de FOR 126 Laudo de Sanidade Vegetal, com as informações disponibilizadas no registro das amostras.

O laudo impresso, a nota fiscal e o boleto para pagamento serão enviados como habitualmente.

A emissão do FOR 125 Phytosanitary Diagnostic Report poderá ser realizada dentro de um prazo de 30 dias úteis, considerando a necessidade de 24 horas entre o recebimento das informações e a emissão dos laudos. Se a solicitação da nova emissão ocorrer até 10 dias úteis após o término das análises não terá custo adicional, exceto para BL’s, após este prazo será gerada uma nova cobrança do valor da emenda e/ou adição de BL’s, além do custo de envio.

Detecções de pragas quarentenárias, pragas de restrições fitossanitárias para países importadores e pragas exóticas devem ser oficialmente comunicadas ao MAPA, tanto para amostras oficiais como para não oficiais.

Os laudos ficam disponíveis através do Portal do Cliente para visualização e consulta, conforme vínculos de usuários. O envio dos laudos irá ocorrer conforme cadastrado na Solicitação de Análise.