Serviços

Determinação/caracterização
de pragas de plantas

Determinação/caracterização de pragas de plantas submetidos como consulta individual ou em programas de levantamento de pragas em lavouras/pomares/hortas, municípios, estados ou regiões.

O Agronômica oferece serviços de determinação e caracterização de pragas de plantas. O termo “identificação” não é utilizado, pois é adequado apenas quando se faz o relato de algum novo organismo. No caso de organismos já identificados, o Agronômica tem condições de determinar sua identidade. A grande demanda pela determinação de mariposas e lagartas de Helicoverpa armigera é um exemplo. Neste caso, a determinação morfológica somente é possível se forem machos adultos, visto que é baseada no formato da genitália. Quando o espécime for fêmea ou lagarta, a análise é feita por PCR.

Com o advento da biologia molecular, o desenvolvimento de testes baseados na análise de ácidos nucleicos (DNA, RNA) para a detecção e determinação de pragas de plantas aumentou numa taxa surpreendente para todos os grupos. A comparação de regiões conservadas do genoma de pragas tem permitido a determinação taxonômica para diferentes propósitos. O nível de sensibilidade, especificidade e a robustez das técnicas empregadas tem melhorado a habilidade na detecção e determinação de pragas associadas a produtos e subprodutos agrícolas.

Outra grande vantagem da determinação molecular de pragas tem sido a realização de diagnósticos fitossanitários rápidos, fator preponderante na prevenção de epidemias, na rápida adoção de estratégias e nas ações de vigilância agropecuária.

Programas de validação in house, baseados na qPCR, que visam conhecer previamente as limitações do método, seu alcance e confiabilidade, vêm sendo desenvolvidos e aplicados para a garantia da qualidade dos resultados, a fim de minimizar os riscos associados a técnica e ampliar o espectro de ensaios oferecidos pelo laboratório.